r/portugal • u/sadlyblue5 • 1d ago
Entretenimento & Artes / Media & Arts MEO, NOS e Vodafone perdem publicidade antes das gravações automáticas
Uma pequena boa notícia.
r/portugal • u/sadlyblue5 • 1d ago
Uma pequena boa notícia.
r/portugal • u/Boastatudo • 2h ago
Lá vou eu ao cabeleireiro, no final peço a famosa fatura com NIF, o proprietário torce o nariz, e lá com muita dificuldade passa a fatura. É a fatura com número de série 2, estamos em abril. A número 1 também a tenho, foi passada em janeiro quando lá tinha ido aparar a juba.
Um almoço na terriola, num restaurante conhecido pela melhor vitela assada. Um papel à porta, “MB fora de serviço” como é costume. Não me preocupo, pois ando sempre com umas notas na carteira. Casa cheia, tive de estacionar no monte e ainda esperar 45 minutos para me sentar. Vitela maravilhosa, vinho fantástico. No final peço a famosa fatura com NIF. Tiveram de chamar o Boss, pois a pessoa que estava ao balcão não sabia passar faturas. Lá vem o número de série 27, estávamos em março.
Um jantar de grupo, restaurante ranhoso. No final já era um preço pré acordado, 25 paus. Como ninguém fez questão de pedir fatura, lá fui eu feito Ambrósio meter aquilo para o IRS. Pedi a famosa fatura com NIF ao qual a proprietária diz me que não pode passar porque senão não lhe compensava. Pensei ouvir mal e perguntei-lhe novamente pela fatura. Ela diz-me que nestes jantares com preço acordado não pode fazer isso. Eu sugiro ligar à GNR, a fatura sai, venho-me embora com a fatura Número 96, estamos em abril…
Agora a sério, sou eu que sou um conas do caralho? Ou não vos pesa na consciência ver este dinheiro que devia ser aplicado na educação, segurança, saúde, etc, a entrar diretamente nos bolsos desta gente? E ainda terem de levar com olhares de como se estivessem a fazer algo de mal…
Está feito o desabafo.
r/portugal • u/dlbr_7 • 6h ago
Quero deixar isto claro: não sou de esquerda, nem me identifico com discursos extremistas ou populistas. Sempre me posicionei no centro ou centro-direita, com respeito pela propriedade privada, pelo investimento e pela estabilidade económica.
Mas a situação da habitação em Portugal já ultrapassou todos os limites do razoável.
Hoje, qualquer pessoa com rendimento médio sente na pele a dificuldade em encontrar uma casa onde viver. Jovens qualificados, famílias com estabilidade, profissionais úteis à economia nacional — todos enfrentam preços absurdos, escassez de oferta e concorrência desigual com investidores que não vivem cá, mas compram cá.
As casas estão a ser compradas por estrangeiros ricos, por fundos especulativos, por quem quer apenas rentabilizar. E quem quer viver nelas, não consegue.
E, no meio disto tudo, o que fazem os partidos? Pouco, ou quase nada. Medidas tímidas, paliativas, pensadas para não irritar interesses instalados — mas sem coragem para enfrentar a raiz do problema.
E nós, enquanto sociedade? Nem sequer conseguimos organizar-nos verdadeiramente para exigir soluções. Não há um movimento estruturado, não há pressão real. Há frustração silenciosa — mas pouca ação coletiva.
Não se trata de ideologia. Trata-se de bom senso. As casas em Portugal devem ser, em primeiro lugar, para os portugueses que cá vivem, cá trabalham, cá pagam impostos e querem construir vida neste país.
Há medidas concretas e moderadas que podiam ser implementadas já:
Tributação progressiva a partir do terceiro imóvel;
Taxa elevada sobre imóveis devolutos e segundas casas não utilizadas;
Limitação à compra de habitação por estrangeiros não residentes;
Regulação séria do alojamento local nas zonas com carência de habitação;
Isenção ou redução de IVA para quem constrói ou compra a sua primeira habitação em Portugal.
O que falta? Coragem política — e pressão social organizada.
A questão que deixo é esta: Se nem os partidos atuam, e se nem nós, cidadãos, conseguimos unir-nos para exigir o óbvio… então o que resta fazer? Até onde deixamos isto ir?
Porque se não formos nós a exigir soluções concretas, ninguém o vai fazer por nós...
r/portugal • u/Open_Jackfruit_2202 • 9h ago
Bom dia, tenho um vizinho que há algum tempo construiu um anexo em que tem um a churrasqueira e um forno em que o fumo das chaminés vem para dentro de minha casa e dos meus vizinhos dos andares de baixo, o que obriga a ter sempre as janelas fechadas. Há alguma coisa que possa fazer?
r/portugal • u/BigGreenDead • 1d ago
r/portugal • u/Alkasuz • 5h ago
r/portugal • u/BigGreenDead • 8h ago
r/portugal • u/ForsakeNtw • 8h ago
r/portugal • u/NaoTeChateies • 8h ago
Há pouco tempo por exemplo descobri a existência de um passe verde na cp que na altura não existia, mas que na altura se existisse tinha poupado um bom dinheiro em viagens.
r/portugal • u/Legitimate-Chart-335 • 7h ago
O meu nome começa pela letra "R" e reparo que os meus familiares mais velhos (mais de 60 anos de idade) pronunciam o "R" com a língua, mas os familiares mais novos e as pessoas com quem me dou no dia-a-dia (pessoas em idade de trabalho) o pronunciam com o garganta. O que é que aconteceu para se dar esta mudança? Foi alguma coisa por volta do 25 de abril (as pessoas mais velhas já tinham consolidado a forma de falar quando o 25 de abril se deu e as mais novas não e apanharam a mudança)?
Por exemplo: na "Desfolhada" da Simone de Oliveira o "R" é pronunciado com a língua ("É milho-rei") mas em canções dos anos 80 já é pronunciado com a garganta (por exemplo, na canção das Doce "A rádio no ar...").
r/portugal • u/andrecdinis • 1d ago
Em resumo, isto engloba:
r/portugal • u/Ok_Neighborhood2239 • 20h ago
r/portugal • u/rebelgamingyt • 5h ago
r/portugal • u/Hungry-Concept7720 • 5h ago
Deixo-vos aqui o relato de uma fantástica burla/esquema em pirâmide que está a acontecer no norte de Portugal.
A minha mãe que está prestes a reformar-se e que sempre ganhou pouco acima do salário mínimo foi abordada por uma amiga que lhe disse que se ela se quisesse reformar mais cedo e com uma reforma mais alta ela conhecia alguém que podia ajudar.
No desenrolar da conversa essa mesma senhora diz que se conseguiu reformar 3 anos mais cedo e com uma reforma de 1500 euros, e a minha mãe sabendo que toda a vida essa mesma senhora tinha ganho pouco mais que o salário mínimo começou a ficar com a pulga atrás da orelha.
E decidiu alinhar no jogo, dizendo que também queria participar pois a reforma dela ia ser uma miséria, mas que precisava de provas e de saber como funciona.
E aqui vai o esquema:
Para que o tal senhor te "trate" de tudo para a reforma tens que lhe pagar entre 3 a 5 mil euros. Como prova essa senhora mostrou o extrato há minha mãe e efetivamente ela tinha lá um movimento de 1500 euros no entanto como depósito a numerário, coisa que a segurança social nunca faz.
Conclusão esse senhor recebe entre 3 e 5 mil euros para reformar alguém mais cedo e com uma reforma mais alta.
No primeiro mês transfere 1500 euros para quem entra no esquema, essa pessoa passa a palavra e mais gente começa a entrar no esquema criando assim uma linda pirâmide.
E há aqui um problema enorme ele pede às pessoas para não contactarem a segurança social para não levantar suspeitas e as pessoas pensam que estão reformadas sem estarem na realidade.
Já tentei obter os dados do indivíduo mas sem sucesso, no entanto fiz queixa nas autoridades.
Fica o alerta.
r/portugal • u/RuiMCB • 5h ago
A redução de IVA da eletricidade e dos bens alimentares essenciais, mais o aumento em 50% do abono de família para crianças entre os 3 e 6 anos e a redução do IUC em 20% mais a contratação de dentistas e médicos de saúde mental para o SNS que o PS propõe vão custar quanto? Tanto quanto a descida de IRC defendida pela AD. É obra.
r/portugal • u/PJS_023 • 5h ago
A igreja ao serviço dos mais pobres…
r/portugal • u/totallynotyourmom_ • 5h ago
Reparei hoje enquanto trabalhava que os pacotes de açúcar da delta diminuíram significantemente de tamanho
r/portugal • u/Bright_Camel_6397 • 19h ago
Antes de mais, não estou a dizer que este é o melhor molho do mundo, cada um sabe de si, gostos são gostos e eu simplesmente gosto deste molho.
Gostava de saber se alguém tem alguma receita idêntica ou se alguém consegue perceber qual é o ingrediente tão diferente que este molho leva?!
r/portugal • u/Sadnesosej • 1d ago
Atenção, isto não é especulação, é arte!
Nos útlimos anos, desenvolvi uma técncia para saber quem é que vai ficar com o emprego na Câmara local. Nunca falha!
Antes tinha que ser feito de forma manual, mas agora, com o advento da IA, tudo fica mais fácil!
DISCALIMER: Todos os dados estão disponíveis na internet e são de livre acesso!
Então vamos lá!!!
Passo 1
Escolhe o teu Procedimento Concursal preferido.
Passo 2
Realiza uma breve pesquisa orientada dos nomes dos candidatos admitidos.
Passo 3
Sim, esse candidato com estranhas relações a alguém da Câmara vai ganhar o concurso!
No próximo dia 9 de abril, vai realizar-se a Prova de Conhecimentos do Procedimento Concursal Comum (Código da Oferta: OE202409/0117) REF.a A - UM POSTO DE TRABALHO NA CATEGORIA E CARREIRA GERAL DE TÉCNICO SUPERIOR (ARQUEOLOGIA) – SERVIÇOS DE PATRIMÓNIO CULTURAL DA DIVISÃO DE CULTURA E TURISMO, para a Câmara Municipal de Felgueiras. A prova vai realizar-se na Escola Secundária de Felgueiras, sita na Av. D. Manuel de Faria e Sousa, 4610-178 Felgueiras, no dia 09 de abril de 2025, pelas 14h30m (cf. https://recrutamento.cm-felgueiras.pt/processos-a-decorrer/concurso?recruitment_process_id=102 )
Antes mesmo do do Procedimento Concursal Comum começar, digo-vos já que o emprego vai ser para a candidata ELISABETE DE MOURA PEREIRA.
Porquê? Porque a esta arqueóloga é mulher do arqueólogo do José Manuel da Silva Ribeiro - arqueológo do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Felgueiras ( https://cm-felgueiras.pt/felgueiras-retoma-ciclo-de-conferencias-para-divulgar-a-riqueza-arqueologica-do-concelho/ )
O dito arqueólogo , na sua dissertação de mestrado (aqui https://hdl.handle.net/1822/59103 ) deixa "As ultimas palavras vão para a minha família, para a Beta pela paciência e incentivo, para a minha avozinha e o meu tio (...)". Beta é diminuitivo de Elisabete!
Depois foi só pesquisar no Portal do Arqueólogo (aqui https://arqueologia.patrimoniocultural.pt/ ) e confirmar a parceria! Pronto, já está!
Esta é a minha aposta. Daqui a 4-5 meses vamos ver se a técnica é infalível!
Um abraço
r/portugal • u/pica_foices • 23h ago
r/portugal • u/nikolastoratrack • 20h ago
Eu estou fazendo minha árvore genealógica e não estou conseguindo ler este documento sobre o meu antepassado. Alguém consegue transcrever para mim? É o registro no canto inferior esquerdo
r/portugal • u/Alkasuz • 1h ago
r/portugal • u/Nice_Squirrel9107 • 1h ago
Epah estava a ver o filme "Os Incríveis" no Disney Plus, por acaso, e pela 1ª vez depois de milhentas vezes de ver o filme detetei um erro.
1:29:22 - É quando eu reparo que existe algo de errado nas gravações.
Quando o Síndrome (Voz de Bruno Salomone) diz "Tu casaste com a mulher elástica? Ahahah Têm estado ocupados" tudo OK.
Mas assim que ele termina essa frase eu noto que existiu conversa de fundo, com vozes no background a falarem casualmente no decorrer apenas dessa frase, terminando no tempo 1:29:30 essa cena.
E até reparei mesmo muito num típico "Ãnh?" português mesmo no final dessa cena.
Se algum entendido disto me puder confirmar que diga, ouvi dizer que um gajo ganhou alguma guita porque detetou erros nas legendas na Netflix.
r/portugal • u/eoghan101 • 22h ago
Olá pessoal!
Alguém por aqui já fez cirurgia a laser aos olhos em Portugal? Podem partilhar onde fizeram, qual o tipo de cirurgia (LASIK, PRK, SMILE, etc.), e quanto custou? Também gostava de saber como foi a vossa experiência (recuperação, resultados, etc.).
Agradeço desde já a quem puder ajudar!
r/portugal • u/AggressiveMouse3814 • 20h ago
Alguém sabe se é fácil arranjar um part-time como operador de caixa ou algo do tipo tendo uma má dicção? É que é um emprego que depende da maneira que falamos com os clientes, mas não depende tanto da nossa expressão como por exemplo um guia de turismo. Alguém sabe os chefes dão muita importância a isso? Mesmo que eu me mostre interessado, seja simpático com os clientes é bom no meu trabalho?