r/portugal • u/fliingh • Aug 16 '23
Desabafo / Rant Chefe workaholic sem noção
[Contexto] - Eu (f/27) comecei a trabalhar numa empresa, há mais de 3 meses, com a promessa de contrato e trabalho híbrido. Nada disso aconteceu até agora. - A chefe (f/60s), workaholic, faz noitadas a trabalhar e chega ao escritório às 4/5 da manhã. Quer que todos sejam como ela.
[Rant] Como disse, estou nesta empresa há mais de 3 meses sem contrato, sem fazer descontos, nada. Já perguntei à chefe se podia fazer uns dias a trabalhar em casa, sempre a dizer que não.
No primeiro mês, já passado um tempo, a chefe lembrou-se que poderia aproveitar de uma bolsa de estágio profissional, eu inocente fui aceitar. Até hoje ainda não foi fechado o processo. Hoje perguntei à chefe de quanto tempo seria o estágio, ela não soube responder e foi fumar. Voltando da fumaça, senta-se ao meu lado e começa a falar: "Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário." "Eu ia comecar a dar-te sobrecarga de trabalho, saías mais tarde e ias ter de fazer fins de semana." (Isto só a receber a bolsa do estágio).
O estágio oficialmente seria de design gráfico, sendo a licenciatura que eu tenho. Mas o grande foco da chefe é marketing, algo que eu nunca liguei nem gostei. Desde o início que a avisei que não era o meu forte e ela própria sabe disso. Mas acaba por me dar sempre na cabeça quando não sei alguma coisa ou faço algo errado. Eu não ficaria chateada se fosse um dar na cabeça em que eu aprendesse algo, mas nunca é o caso. (A empresa não é nenhuma agência, é de consultoria SAP. )
Se já o estava antes, agora então é que fiquei mesmo fdd da cabeça com isto. Fiquei de lhe dizer se quero fazer estágio afinal, ou não. Obviamente que depois daquelas e outras palavras fiquei ainda com menos vontade de lá ficar.
Pronto, de momento não consigo pensar em mais nada porque foi muito recente e tenho a mioleira toda baralhada. Estejam à vontade para partilhar histórias e experiências do género.
EDIT: Sim, eu recebo...debaixo da mesa. E o porquê de eu ter ficado lá tanto tempo: preciso mesmo do dinheiro, quase que numa situação de desespero. Vivo bastante longe dos pais, tenho tudo para pagar e logo no sítio mais caro do país. Eventualmente irei ter de voltar para casa, se não conseguir dar a volta a esta situação. Obrigada a todos pelos comentários!
143
u/djac_reddit Aug 17 '23
Escravatura moderna.
40
u/GoncaloTR Aug 17 '23
É pior, porque casos destes parecem que os "escravos" querem ser escravizados.
É mau ao ponto de achar que isto é pasta.
9
u/Waterglassonwood Aug 17 '23
pior, porque casos destes parecem que os "escravos" querem ser escravizados.
Querem ser, ou não têm alternativa? Essa de usar o verbo "querer" quando a outra opção é ficar sem abrigo e passar fome também tem que parar.
-1
u/Foley25 Aug 17 '23
Ya, estou seguro que uma pessoa que trabalha em consultoria sap, se sair da empresa o próximo passo é miséria.... O pessoal papa tudo porque não tem muita vontade de mudança e depois eles abusam como é óbvio.
3
u/Waterglassonwood Aug 17 '23
Ya, estou seguro que uma pessoa que trabalha em consultoria sap, se sair da empresa o próximo passo é miséria....
Achas que o dinheiro dura assim tanto tempo, com salários portugueses, que a pessoa se pode dignar a procurar um trabalho perfeito enquanto vive de poupanças? Ainda por cima quando 90% das empresas são uma merda, pagam mal e exigem muito, e os processos de recrutamento demoram meses...
Além disso, eu não estava a falar de pessoal em consultoria, tu é que levantaste esse sector. Eu estou a falar no geral, e no geral recebe-se mal em Portugal, as condições são uma merda e as pessoas têm que se sujeitar, não porque "querem", mas porque a maioria dos trabalhos são assim e o dinheiro das poupanças não dura para sempre.
0
u/Foley25 Aug 17 '23
Eu falei em consultoria porque é o emprego da op que é o que estamos a falar. Para ela, despedindo-se, há um mar de alternativas desde outra consultora até um supermercado.
As pessoas que, despedindo-se, não conseguem arranjar trabalho, tiveram uma vida inteira para pagar 3000euros em prestações (com direito a bolsas que baixam o valor para perto de 0) num curso universitário para serem consideradas quando se candidatam a algum emprego.
Já estamos em 2023. São muito poucas as famílias portuguesas que não conseguem por 1 filho na universidade (e há inúmeras pessoas que não tiveram oportunidade pelos pais e trabalham para pagar o seu próprio curso).
A minha opinião é que sim, só depende de nós ter ou não trabalho. Emprego é diferente, mas trabalho só não conseguem os preguiçosos (ou pessoas com incapacidade)
1
u/Waterglassonwood Aug 17 '23
A minha opinião é que sim, só depende de nós ter ou não trabalho. Emprego é diferente
Ou seja, para ti não te importa se a pessoa ganha bem, ou tem satisfação profissional, ou o que seja. O que importa é estar ocupada... Mas depois queixas-te que as pessoas se sujeitam? Que sentido é que isso faz? As pessoas já se estão a sujeitar.
1
u/Foley25 Aug 17 '23
Eu só estou a comentar o que disseste que as pessoas aceitam trabalhos porque a alternativa é miséria e não é.
1
u/Waterglassonwood Aug 17 '23
Que alternativa é que não é miséria, desculpa lá? Que queres então dizer com "trabalho há", não há é emprego?
1
u/Foley25 Aug 17 '23
Trabalhei e estudei imenso para estar no cavalo alto. O meu pai conduz autocarros e a minha mãe ficou desempregada aos 40. Na altura em que as propinas eram mais de 1500€ por ano e a licenciatura eram 5 anos. Trabalhei em sítios de merda para pagar e não morri.
Desesperados estamos todos. Se está a ser escravizada a opção é dela porque sim, há alternativas. Se achas que não é porque és outro preguiçoso que quer entrar para o mercado de trabalho no topo.
→ More replies (0)0
u/lazycalm2 Aug 17 '23
trabalhar para o patrão no geral é escravatura moderna
0
u/Syarne Aug 17 '23
Se realmente achas isso tens de sair do reddit (e provavelmente do twitter) e ir tocar em relva lá fora. Aproveita que é Agosto e está bom tempo.
2
u/lazycalm2 Aug 17 '23
Não preciso
É só reflectires um bocadinho
Ou então tocar em relva em Agosto com bom tempo, já que o sugeriste é pq achas que resulta
1
83
u/Fm23- Aug 16 '23
Porque é que alguém se iria sujeitar a isto sem contrato (e evidentemente sem seguro) é que eu não consigo entender. De qualquer forma, num hipotético contrato pagam 8h de trabalho, não 20. Não te deixes comer por lorpas e baza daí para ontem
66
u/saposapot Aug 17 '23
Queres confirmação que o trabalho parece mau e a chefe maluca? Sim, não estás a ser exigente, ela é maluca….
O que estás aí a fazer há 3 meses a trabalhar de borla?!
35
Aug 17 '23
sem fazer descontos,
Tudo o resto é irrelevante.
EDIT: Ups já tinha sido dito...
6
Aug 17 '23
chefe (f/60s
eu parei de ler mais cedo. logo aqui.
7
u/barretobit Aug 17 '23
Eu fiquei pelo titulo. Workaholic é doentio, é levar ao veterinário logo! Animais do caralho!
2
u/FewCartographer6014 Aug 17 '23
Eu já o fui, não era patrão de ninguém. Trabalhava por gosto. É bom não meter tudo no mesmo saco.
3
31
u/FixingCockUps Aug 17 '23
Mas que se passa em Portugal que as pessoas acham normal ou sequer aceitável trabalhar sem contrato??? Não há contrato, também não há trabalho para ninguém.
Quando ela te vier dizer que "só vens pelo dinheiro e fazer horário" diz-lhe que facilmente mudarias de perspectiva se fosses dona de parte da empresa. E para rematar, pergunta-lhe se ela quando vai ao supermercado deixa lá 50€ a mais, ela diz que não e tu ficas a olhar para ela a ver se ela chega lá (não vai chegar, mas é engraçado de fazer).
1
Aug 17 '23
[deleted]
1
u/FixingCockUps Aug 18 '23
Gabo-te a confiança…
1
Aug 18 '23
[deleted]
1
u/FixingCockUps Aug 18 '23
somos gente ou somos ratos?!
Não tens experiência suficiente no mundo empresarial tuga se perguntas isto.
no fim do mes as condicoes nao eram bem bem o que se tinha falado,nao havia contrato assinado e os descontos nao bateram na ss.. O que aconteceu foi simples: no dia seguinte a receber o ordenado na conta nao voltei a aparecer..
Tiveste sorte… muitos não recebem na conta e depois?
1
Aug 18 '23
[deleted]
0
u/Sproatz Aug 20 '23
Depois de escrever "estoria" eu questiono-me é que tipo de trabalho tu arranjaste
19
u/mjigs Aug 17 '23
Eu estive numa situaçao parecida, apareci para a entrevista e ela quis que eu trabalhasse na hora com tanto desespero, ao menos pagou, tambem nao reparei que no anuncio ela queria alguem para estágio do iefp entao começamos nesse pé, nem tive tempo para me organizar mas como estava mesmo aflita á procura de emprego e foi o primeiro que me apareceu na area, aceitei. O trabalho nao era muito complicado visto que a empresa só tinha maioritariamente 1 cliente com varias lojas, ou seja, tinhamos que fazer as coisas com as coisas pré feitas e as regras deles. Eu tinha de apanhar 1 bus e 2 metros, quase 2h, tinha de abrir uma loja ás 9h e tal que nao recebia clientes, tinha 1h para almoço e saía ás 19h e tal. Nem tinha vida quase. Fiquei quase 1 ano á espera do tal estágio porque estava bem demorado, ela pagavame debaixo da mesa, mas obvio que merecia bem mais pelo o trabalho que fazia, afinal de contas dei um lucro imenso á empresa, nesse caso foi sempre certinha e ainda dava bonus. O problema é que ela conseguia ser maluca mesmo, uma vez queria que eu ficasse na loja até as tantas da noite a trabalhar, outra vez queria que eu fizesse horas em casa só que acabei por adormecer (3h), obvio que me neguei, eu ate gostava de lá estar se nao fosse por ela ser assim, acho que estava na menopausa e os hormonas estavam loucos.
Quando finalmente o estagio estava para ser aceite, começei a pensar duas vezes, até porque tinha de mentir ao iefp, pensei tambem se queria mesmo continuar a aturar aquela merda entao inventei uma desculpa qualquer que ia fazer um curso e bazei.
Nao vale a pena andar a olhar para cima do ombro e aturar este tipo de coisas, saniedade mental acima de tudo.
2
19
u/reileaodaspatilhas Aug 17 '23
Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário.
Imagina a falta de noção desta pessoa
14
12
23
u/fastio2 Aug 17 '23
acho que és uma banana. já devias ter cortado o pela raiz e ter arranjado uma coisa melhor.
10
9
u/xupetas Aug 17 '23
Queixa imediatamente na act. Ao fim de um mês sem contrato passas imediatamente a efectiva
14
u/besmarques Aug 17 '23
Procura outra coisa o mais rápido possível. Isso aí vão ser sempre condições péssimas.
7
u/Atlantic_Nikita Aug 17 '23
Tive uma situação parecida. Trabalhei numa loja de shopping em que a gerente era passada dos cornos. A sub gerente um dia fartou se e despediu-se. Como eu era a mais velha e com experiência de sub gerente, a gerente começou a treinar-me para ocupar o lugar. Se bem que o treino dela era, está isto pra fazer, faz, sem mais indicações. Começou a por me a fazer o fecho um dia e abertura no outro, sendo que eu era quem morava mais longe, quase uma hora de distância. Um dia eu estava a organizar coisas no escritório quando dei com a pasta dos currículos, até aí normal porque se eu ia passar a sub, alguém tinha de ocupar o meu lugar na equipa. Mas não, todos os currículos eram de pessoas com experiência de sub e de gerentes. No próprio momento liguei para um primo meu que é advogado e pedi-lhe para me fazer uma carta de despedimento daquelas bem feitinhas. Eu devia ter visto as red flag quando na intrevista a "senhora" ficou chocada com a minha idade, eu aparento ser uns 10 anos mais nova que sou mas coloquei a minha data de nascimento no currículo. Ela é dois anos mais velha que eu e parece ser uns 10anos mais velha. Acho que isso sempre lhe fez comichão no cotovelo haha
3
8
u/el_barbarero Aug 17 '23
Ela vai espremer-te até não aguentares mais trabalhar sem descontos e contrato. Quando chegar a rotura, vai mandar-te à tua vida e trazer outra pessoa para repetir o ciclo. Pergunta à tua volta na empresa se a tua situação é normal.
7
u/o_emegalha_poios Aug 17 '23 edited Aug 17 '23
Eu conheço bem esse tipo de pessoas, querem se aproveitar dos jovens com promessas de unicórnios e o crl.
Exige o contracto direto ou contrato em estágio profissional, caso contrário dá de frosques. Não sintas pena ou simpatia, eles jogam com isso, dá-lhe um prazo, uma ou duas semanas para resolver isso, se não acontecer diz-lhe que tens de sair. E pronto.
Não esclareceste se estás a receber debaixo da mesa ou não.. mas se não estás a receber de todo, SAI LOGO e denuncia às entidades competentes.
E se a pessoa te contratou para uma coisa, é exatamente isso que vais fazer, se eles querem que faças outra, ou aceitas ou recusas, não és obrigada.
E amigos do reddit, avisem os vossos primos / irmãos mais novos etc, deste tipo de escravatura que está em todo o país, em todos os sectores, não deixem que esses anormais continuem com estas merdas
1
7
u/Limpy_lip Aug 17 '23
Desde que comecei a trabalhar ensinaram-me algo muito valioso:
- se não olhares por por ti ninguém vai olhar.
- mais que ninguém deves ser tu a primeira a saber os teus direitos e deveres e fazê-los valer sempre.
6
u/CharacterCancel839 Aug 17 '23
Temos a mesma idade, e também estou a trabalhar desde finais de Janeiro, inícios de Fevereiro numa empresa de estilo familiar e estive na mesma situação que tu. Posso-te dizer q de Fevereiro a Abril, estive a trabalhar sem contrato e claramente sem descontos, e só obtive o contrato, por uma situação extremamente infeliz. O meu “chefe” (e é “chefe” com aspas, pq não tem consideração quase nenhuma pelos seus colaboradores) é do estilo da tua. Acha, q por pagar um ordenado um bocado a cima do mínimo (e só é assim por causa dos duodécimos e subsídio de alimentação) os seus trabalhadores tem que trabalhar exaustivamente todos os dias, caso contrário ele fica ofendido. Por isso, o q te aconselho, é exatamente o q estou a tentar fazer por mim: encontrar outro trabalho. Sei q é difícil, especialmente pq tenho enviado inúmeros currículos e não tenho tido resposta ou sou rejeitada, mas se temos q trabalhar durante 40 anos, ao menos q seja num ambiente onde não nos destrua psicologicamente. Relativamente aos comentários q dizem para denunciares, sim, deves fazê-lo. Eu só não o fiz, por determinados motivos q não quero expor de forma pública. A única coisa q quero também dizer é: eventualmente vai tudo ficar bem, infelizmente, a vida real é mesmo assim, e quando se trata de pessoas, é tudo muito imprevisível e podemos descobrir que há pessoas q não deviam sequer ser consideradas como seres humanos, por serem tão más, podres e vazias de valores. Contudo, no final do dia, deves agir da melhor forma para a tua consciência, porque é contigo mesma q terás de viver o resto da tua vida.
3
u/brakeline Aug 17 '23
Se é acima por causa de duodécimos e subsídio de alimentação então é o salário mínimo à mesma
1
u/CharacterCancel839 Aug 17 '23
Sim, o que eu quis dizer é q o q eu efectivamente recebo é a cima do ordenado mínimo. Expressei-me mal 🤷♀️
5
u/Lord_emotabb Aug 17 '23
só estás aqui pelo dinheiro .... claro que sim, mas ainda há quem trabalhe pelo gosto de trabalhar ?
3
1
u/RedHeart99 Aug 17 '23
Para mim mesmo? Sim.
Para os outros, a partir do momento em que tenho de fazer o que me mandam e não o que me apetece, claro que só por dinheiro.
5
5
u/United_Dentist7846 Aug 17 '23
Faz o que o u/KokishinNeko disse e dps sai daí e procura por outra coisa. Se estás com dificuldades financeiras diria para ires para um supermercado ou para a Decatlon ou uma loja qualquer enquanto procuras por trabalho na tua área. Não te deixes ser rebaixada por um ser dessa natureza, não te exaltes e se for para reagir, ignoras o tom ou as palavras da outra pessoa ignora-a só. Trata das coisas de forma legal e pira te daí. Boa sorte
19
u/GoncaloTR Aug 17 '23
O desespero é tão grande ao ponto de perder o espírito crítico?
Não sei que trabalhos são estes sem contratos prévios.
E aproveito esta oportunidade que o empregado esconder as condições do contrato e o salário dos outros só ajuda o patrão. Lutar contra isso é que é lutar contra a má cultura do trabalho, jamais será um sindicato filiado ao pzp a fazê-lo pelo empregado.
7
u/besmarques Aug 17 '23
Num país com quase 20% da população na pobreza ainda há quem pergunte porque há desespero...
5
5
Aug 17 '23 edited Aug 17 '23
Sim e não.
Uma pessoa verdadeiramente pobre não se dava ao luxo de estar 3 meses sem receber. Por esta altura já estava a trabalhar num Continente da vida na pior das hipóteses.
Este caso, como todos os casos escravocratas que envolvem recém-licenciados, está mais relacionado com as garantias prestadas pelo Banco da Mãe e do Pai S.A., que permitem que uma pessoa ande a trabalhar só para aquecer, mesmo que o próprio Banco passe por dificuldades.
Somos uma sociedade que decidiu que a entrada no mercado de trabalho deve ser subsidiada, sempre, pelos pais.
Por outras palavras, os pais dão subsídios às empresas para os filhos trabalharem. E quem não tem esses pais perpétua ainda mais o que já é uma das sociedades mais desiguais da Europa.
Afinal de contas, como é que até os putos que vão para os empregos com maior remuneração "estável" inicial da praça logo após a licenciatura / mestrado (eg os escritórios de advogados que todos sabemos, as consultoras da vida, etc) recebem 1500€ líquidos na melhor das hipóteses?
"Ah, isso é muito para a média nacional".
Migo, atendendo a quanto uma pessoa na mesma função recebe aqui ao lado em Espanha (nem vou falar no Centro/Norte da Europa), e aos custos de Lisboa, até essas pessoas com empregos "bons" levam um lifestyle que só é alcançável porque têm o Banco do Pai e da Mãe S.A. por detrás.
Daí até chegarmos ao exemplo ao absurdo que é o do OP não demora muito. Foi normalizado, em Portugal, que uma pessoa após a licenciatura não pode receber nada de jeito, e até os que recebem alguma coisa não recebem assim tanto quanto isso face ao que fazem.
7
u/besmarques Aug 17 '23
Não vi nada no post que indique que não está a receber. Não está é a receber de forma legal. Não tem contrato nem faz descontos.
-2
Aug 17 '23
Isso não afeta em nada o que disse.
5
u/besmarques Aug 17 '23
Como não se o teu argumento começa com "não se dava ao luxo de estar sem receber". Lol
Todo o resto da tirada sobre a razão dos ordenados serem baixos é um pouco offtopic para este post.
0
Aug 17 '23 edited Aug 17 '23
Agora é que vi que escrevi isso. Corrigendo: "não se dava ao luxo de estar sem receber ou não ter descontos e/ou contrato assinado 3 meses depois de iniciar funções".
Em todo o caso, tu é que falaste do factor pobreza enquanto explicador de situações como a do OP.
O que disse mais abaixo não é offtopic, é a razão mais pertinente para a existência generalizada de situações como a do OP entre pessoas com formação superior. Duvido imenso que o OP receba mais do que o SMN e que não receba apoio dos pais.
Para ser claro, não estou a criticar o OP nem a culpabilizá-lo por isto (pelo contrário, ele é a vítima da sociedade como a construímos), mas é preciso haver uma conversa séria sobre a raiz cultural dos salários baixos em Portugal.
Ninguém decide ter uma "cultura de baixos salários" ou uma cultura de precariedade laboral. Há razões estruturais para a existência dessa cultura - e essas razões estão relacionadas com o que disse.
Quem é realmente pobre e sem apoios não tem sequer acesso a esse apoio e precisa de mais estabilidade e/ou "autonomia" laboral para não acabar na rua. Por essa razão, em vez de procurar um estágio manhoso, é forçado a trabalhar num Continente ou a conduzir um Uber até conseguir uma vaga no referido Continente.
9
u/Pau-de-cavalo- Aug 17 '23
Já alguma vez estiveste com a despensa e frigorífico vazios, 15€ na conta e nenhuma perspectiva de entrar mais algum? Parece-me que não…
9
u/mortalaxe Aug 17 '23
Nao querendo julgar ninguém, mas acho que tb continuar num trabalho em que exploram a tua pobre situação não é prespectiva de melhorar a tua situação. Provavelmente é melhor ir trabalhar po Mac ou pa caixa de um super mercado e ir procurando algo melhor.
3
u/Pau-de-cavalo- Aug 17 '23
Mac e supermercados não contratam pessoas com qualificações, a não ser que não tenham hipótese. Fazer turnos e fins de semana também não funcionam para todos. Eu passei por uma situação dessas no início da minha carreira, com um emprego numa empresa péssima que sugava-me a vida e pagava muito mau, vindo justamente dum emprego desses que dizes, que se faz enquanto se procura outra coisa. Não podia pedir demissão (tinha de comer e pagar contas), estive lá quase 3 anos, sendo os dois últimos à procura de outro trabalho. Não desejo a ninguém.
3
u/Limpy_lip Aug 17 '23
se não tiver no currículo não sabem. E além disso se fores sincero e abrires um pouco o jogo duvido que não te dêem uma vaga pois verdade seja dita, a maioria dos que lá estão duram pouco.
Fora isso há muitas empresas de trabalho temporário à procura de profissionais. Pode não ser os trabalhos mais sexys e por vezes ser preciso ir para um estaleiro mas se a pessoa mostra boa vontade e quer o dinheiro eventualmente aparecem oportunidades.
claro que estou a embelezar a questão mas este tipo de situações acontece demasiadas vezes para ser só a pessoas com a corda ao pescoço no que toca a sustentabilidade.
1
u/Pau-de-cavalo- Aug 17 '23
Estás a embelezar e estás a desconsiderar a componente psicológica, que tem tanto ou mais peso. O medo de não conseguir e ficar a arder pode pesar mais do que o desgaste do chulanço. “Antes um diabo conhecido que um anjo desconhecido”, não era assim?
1
u/Limpy_lip Aug 17 '23
sim, mas se querem algum tipo de mudança nem que seja residual é preciso lutar pela mesma. É dificil mas tem de ser.
1
u/Blenderchampion Aug 17 '23
Se estiveste assim porque nao vieste para o centro de Portugal?
1
u/Pau-de-cavalo- Aug 17 '23
Fazer o que no centro?
1
u/Blenderchampion Aug 17 '23
Sobrar te mais dinheiro e mais tempo para viver, obvio
1
u/Pau-de-cavalo- Aug 17 '23
Ahh, só faltava o emprego…
Nessa altura ainda estava a estudar e tinha aulas à noite, não dava para sair de Lisboa. Felizmente já saí há algum tempo :)
4
4
u/After_Ad_5884 Aug 17 '23
Não há dinheiro nenhum que justifique dares cabo da tua saúde mental. E ela não é uma workaholic, é uma chefe tóxica. Faz queixa à act. Se te despedir segue para tribunal de trabalho. Não te esqueças de ir juntando provas em como lá trabalhaste nessas condições. Não tens contrato por isso para além do RGPD nada te impede de ficares com provas para apresentar. É responsabilidade da empresa increver-te na segurança social e fazer o respetivo pagamento. É responsabilidade da empresa apresentar-te o contrato de trabalho. E vai procurando outro trabalho. Chega-lhes forte e feio. Muita merda com isso!
3
Aug 17 '23
Não te metas nisso. Estágio é bom quando tens uma boa coordenação por parte da tua escola, a fazer o acompanhamento. A minha tutora de estágio era tal e qual a tua chefe. Até metia aflição. Entrava às 7h saía às 20h ou 21h e raramente folgava.
Na altura aceitei fazer feriados e fins de semana e assinei contrato de estágio de 7h/dia, mas a tutora queria que eu fizesse 9h e que trabalhasse 6 a 7 dias seguidos até folgar, com a desculpa que em Gestão de turismo era mesmo assim. Falei com a coordenação do meu curso e disseram-me que, por lei, as regras de trabalho aplicam-se aos estágios.
Durante o estágio é aplicável o regime do período normal de trabalho, de descansos diário e semanal, de feriados, de faltas e de segurança e saúde no trabalho, aplicável à generalidade dos trabalhadores ao serviço da entidade promotora.
Bati o pé e disse que não fazia mais do que as 7h (7h+ 1 h de almoço) porque era o que estava estipulado em contrato e era o que a lei permitia.
Em suma, se não fosse pela coordenação, eu teria sido mais explorada ainda. Levei raspanete da tutora por ter ido "fazer queixinhas", mas lá acabei o estágio nos meus próprios termos.
Hoje ocupo a posição que foi dela e penso que ela de certeza que era/é muito infeliz e que não deveria querer para casa. O trabalho é muito, mas nada que leve 12h do dia a fazer.
3
3
u/pvicente77 Aug 17 '23
Ok, acho que o que deves fazer é claro, denunciar e fugir daí. Entretanto adorei esta pérola dela...
"Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário."
A tua resposta devia ser "É claro que sim! Há algum funcionário que não o faça?", pergunta-lhe se ela gere uma empresa ou uma instituição de caridade com voluntários.
3
u/cipriwarrior999 Aug 17 '23
O que deves fazer imediatamente, verificar se realmente estão ou não a fazer descontos, reunir todas as provas possíveis em como trabalhas na empresa, desde mensagens escalas de trabalho, emails etc.... e vais direta ao ACT.Mas não digas a ninguém o que vais fazer, apenas vais ao ACT com todas as provas que conseguires e apresentas queixa. E continuas a trabalhar normalmente e vais ver que as coisas se resolvem...
3
u/MrOverclock Aug 17 '23 edited Aug 17 '23
Já passei por uma situação parecida.
Acabei o curso e inocentemente aceitei ficar a trabalhar numa empresa para onde já fazia uns biscates de vez em quando. Despedi-me de onde estava com contrato e a descontar, tudo certinho mas de um trabalho que odiava para ir para esta empresa fazer um estágio, mas que até o estágio entrar recebia por baixo da mesa.
Na altura aceitei, seriam apenas um par de meses até que o estágio fosse aprovado, etc...
Durante mese ele vou-me empatando com desculpas, até que mais tarde descobri que realmente ele tentou abrir o estágio mas foi-lhe recusado porque ele tinha dívidas nas finanças.
Como eu era novo ali e era o que recebia menos nunca me falhou com pagamentos, embora pouco dinheiro e sem descontos, mas alguns colegas falhavam um mês de vez em quando. Deixei-me andar, até que um dia conseguimos vender um produto novo e entrou algum dinheiro. O homem começou então a pagar-me por transferência e com descontos, com um pequenino aumento no liquido (que foi um engodo, foi aumento porque começou a pagar em duodécimos)
A empresa é pequena, o patrão também era workaholic, chegava cedo, trabalhava fins de semana sem se queixar ou mostrar desagrado. E só exigia isso de nós com a desculpa que quando precisamos de falhar durante o dia ele também não se nega. E lá nisso ele cumpria. Se eu precisasse de me ausentar para alguma coisa nem tinha de me justificar, só precisava avisar. E ele também só me pedia coisas fora de horas quando era mesmo necessário e essencial para o bom funcionamento do negócio.
Estive lá 6 anos sem conseguir ver grande progressão na carreira ou na empresa. Fazia o trabalho de duas ou três pessoas de áreas diferentes, tinha imensas responsabilidades e recebia uma miséria. Não porque o patrão estivesse a lucrar com isso, que eu sabia bem que não estava. A empresa é que não dava lucro por má gestão, na minha opinião.
Até que um dia me passei com o boss, com a má gestão da empresa e projetos de parte dele e às vezes a má relação dele com os funcionários (pensava que era engraçadinho, mas acabava por nos deixar muitas vezes desconfortáveis). Desliguei-lhe o telefone na cara e não falei mais com ele nesse dia. Passei o resto do dia a enviar CVs.Entrei para a atual empresa e só me arrependo de não ter entrado para aqui 4 ou 5 anos mais cedo. Não que me arrependa de ter trabalhado para a ex-empresa, ganhei experiências que não teria noutro lado e que me valorizam profissionalmente e pessoalmente, mas 6 anos daquilo foi de mais.
Tu estás com 3 anos a receber por baixo da mesa já é de mais! Sei que na tua área às vezes pode ser complicado, mas não deixes de procurar outra empresa que te dê mais garantias.Se estás a receber sem descontos possivelmente estás a receber um ordenado baixo e sem subsídios de alimentação nem de férias/natal. Pensa no que podes estar a perder!
NOTA: Eu nunca cheguei a assinar contrato. O contrato tinha erros, quando os apontei aquilo ficou de ser corrigido e ficou esquecido. Mas depois de estar a receber o ordenado por transferência e com descontos sem contrato ficamos automaticamente numa situação equivalente a ter um contrato sem termo, ou seja, efetivos.
EDIT: Não sei porquê fiquei com ideia que estavas há 3 anos nessa situação. Se são só 3 meses já são 3 meses a mais do que devia, mas ainda assim não é tão mau como o meu caso. Tenta perceber se isso está mesmo a andar para a frente ou se te estão só a empatar para te continuar a pagar por fora sem descontos
2
u/Blenderchampion Aug 17 '23
Revejo me completamente na tua situaçao... So que eu ainda nao sai da empresa de merda 😅
1
u/MrOverclock Aug 17 '23
Há quantos anos é que isso já dura. E trabalhas em que área?
1
u/Blenderchampion Aug 17 '23
9 meses de estagio, 6 meses de contrato
1
u/MrOverclock Aug 17 '23
Se tens hipotese de ir para outro lado ganhar mais, nem penses duas vezes. Não tenhas pena do atual patrão. Esse era e é o meu problema. Como era uma empresa pequena e era a única pessoa que lá estava para fazer o meu trabalho. Saindo ele ia ter de arranjar outro otário para o meu lugar, coisa que não deve ser fácil, tendo em conta a facilidade com que se arranja trabalho na minha área a ganhar muito mais. Então tinha pena dele porque sabia que ele se ia lixar com isso.
E digo que ainda é o meu problema, porque ele ainda não arrnajou ninguém para o meu lugar, 2 anos depois, e de vez em quando ainda me pede para fazer uns biscates. Eu faço, por caridade, sem esperar receber nada em troca, mas de vez em quando, quando ele está arrasca, caem 500€ na minha conta para eu fazer uma dúzia de horas. É uma forma de eu não lhe dizer que não posso. Acaba por ser um Win-Win. são só umas horas de trabalho, não custa assim tanto. Mas às vezes não me apetece nada ter de o aturar... mas hey... 500€ são 500€
3
4
u/Shadow-D-Driven Aug 17 '23
Antes de mais, se ainda não assinaste nada, NÃO assines rigorosamente NADA, inclusivé a papelada desse estágio da treta.
Depois:
Ponto 1, se já fizeste 3 meses de casa, arranja provas disso, quer sejam emails, folhas de presença, chamadas, papelada, comprovativo de transferência do salário para a tua conta, ou outra coisa qualquer e guarda cópias para que te sirvam de prova. É importante que tenham passado os 3 meses certos.
Ponto 2, não interessa se há descontos ou não. Com as provas vais à ACT e se necessário falar com um advogado também. Se já tens os 3 meses e provas concretas disso, é como se já estivesses empregada com contrato sem termo (efetiva), e portanto tens os mesmos direitos. Ao fazeres queixa, a situação deve ficar regularizada e a patroa deve levar uma bela duma fatura.
Ponto 3, se a patroa depois disso te "despedir" oralmente e te disser para parares de aparecer, vais na mesma todos os dias e se ela não te deixar entrar, chamas a polícia para tomar conta da ocorrência. Só depois podes ir para casa descansada. Fá-lo todos os dias se tiver de ser. Isto até ela te entregar uma folha da SS a informar do despedimento e da justificação (QUE NÃO TEM SITIO PARA A TUA ASSINATURA), e com essa folha voltas direitinha à ACT.
Ponto 4, procura outra coisa, porque apesar de teres a posição salvaguardada, vai ser um ambiente de merda e profundamente desconfortável.
Finalmente, mesmo que encontres outra coisa amanhã, não abdiques da queixa junto da ACT. Se tu não apresentares, amanhã ou depois vai acontecer o mesmo com um rapaz/rapariga mais ingénuo que tu e que não sabe vir cá perguntar, e que vai acabar por sofrer nessas mesmas condições.
3
2
u/lostinaberdeen Aug 17 '23
Sinceramente isto resume-se a dois pontos a fazer:
- Queixa na ACT por não haverem descontos (certifica-te que tens provas de aí trabalhares como emails, mensagens, etc)
-Põe-te mas é a andar daí o mais rapidamente possível. Nem olhes para trás! Foge disso a sete pés. A sério! O teu tempo é melhor aproveitado a procurar um lugar sério para trabalhar!
Boa sorte
2
u/caixadeentrada Aug 17 '23
Sem contrato, sem descontos, chefe com pensamento retrógado e tóxico. Já devias ter saído daí e feito queixa à ACT. SAP é o que não falta por aí, então no estrangeiro...
2
3
u/aluaji Aug 17 '23
Se não recebes o recibo de ordenado com os devidos descontos, era sair logo no primeiro mês. Isto não é uma regalia de empresa, é uma obrigação legal. Sem contrato nem nada, se fosse comigo ao fim do primeiro mês tinha-me posto a andar - não tens obrigação legal para com a empresa.
2
u/YCaramello Aug 17 '23
Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário.
Ora pois, a empresa não é minha, se fosse até fazia sacrifícios pra coisa crescer, mas como não é amanhã posso ser mandado de cona e meu sacrifício vai pro teu bolso e eu fico a assobiar.
Haja falta de noção...
2
u/AlwaysStayHumble Aug 17 '23
Clássica Chico espertice tuga. Denúncia à ACT o mais rapidamente possível. Conta depois o follow-up.
PS: não deixes por nada a situação arrastar-se mais tempo.
2
u/lou1uol Aug 17 '23
Por favor, faz uma denúncia d atua situação à ACT.
Não basta apenas sair, tens mesmo de denunciar.
2
u/asdaironia Aug 17 '23
Já fui jovem e desesperado por dinheiro, aceitei trabalhar em situação de incerteza (nunca sabia se receberia até receber no começo do mês, as vezes mais tarde). Isso faz você aprender, ajuda a passar a situação preocupante atual MAS é extremamente importante que saibas que: é temporário e pode acabar da noite para o dia e que estás a ser explorada.
Tenha um plano B, que se tornará plano A bem em breve: procure emprego como se não tivesse nenhum. O que os colegas disseram, é a mais pura verdade: estás a ser explorada e deverias denunciar. Por outro lado, entendo tua situação, que é só tua: posso falar "larga tudo, denuncia!!", mas amanhã eu estarei aqui, ganhando meu dinheiro e dando opiniões no Reddit enquanto estarás na rua. Denuncie quando puder, mas denuncie!
2
2
3
u/atlanticroc Aug 17 '23
Gente asquerosa. Que enterra o país a cada dia que passa. Longe dessa gente!
2
2
u/RedHeart99 Aug 17 '23
"Tu só vens cá pelo dinheiro"
A minha disse isso dos meus colegas (somos cerca de 20, qualificados e com provas dadas, a maior parte de nós com mais de 10 anos na instituição). Fui ver e encaixa no mesmo perfil sexo e faixa etária.
2
u/Blenderchampion Aug 17 '23
No primeiro mês, já passado um tempo, a chefe lembrou-se que poderia aproveitar de uma bolsa de estágio profissional, eu inocente fui aceitar
Cometi o mesmo erro. Sai e deixei lhe as chaves depois de ele ter dito que ia tentar ver de mais alguem e eu passava para emergência
Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário."
Obvio. Todos os trabalhadores trabalham por dinheiro. Se nao pagam aos trabalhadores eles saem. Ela acha que por ser dona da empresa que voces querem saber tanto da empresa como ela
O estágio oficialmente seria de design gráfico, sendo a licenciatura que eu tenho. Mas o grande foco da chefe é marketing
Tambem compreendo, tive de fazer postagens durante meses e analises de seo durante 3 meses até ele arranjar uma de marketing
o porquê de eu ter ficado lá tanto tempo: preciso mesmo do dinheiro, quase que numa situação de desespero. Vivo bastante longe dos pais, tenho tudo para pagar e logo no sítio mais caro do país
Sai dai e vem para o centro. Pago 90 euros de casa por mes
2
u/Blenderchampion Aug 17 '23
Outra ccena. Sem contrato, se tiveres um acidente a caminho do trabalho lixas te, pois sem contrato nao é acidente de trabalho
2
u/FewCartographer6014 Aug 17 '23
Antes havia uma lei em que se a passassem x meses sem contrato entrariam numa situação de contratadas.
2
u/carnecomarrozagulha Aug 17 '23
Sais e vais para um supermercado p.ex.
Quando vires uma oportunidade que mereça "queimar" o teu estágio, concorres.
2
u/asobet Aug 18 '23
A tua história fez me lembrar o meu estágio que fiz no 11°ano do meu curso profissional. Fui para uma empresa que só aceitaram a mim e ao meu colega porque pretendiam usar as nossas competências de multimédia para literalmente fazermos toda a comunicação da empresa. Eu com 16 anos na altura fiquei espantado por eles confiarem a uns miúdos basicamente o mais importante da empresa (sendo a empresa de marketing focado a advogados e engenheiros). O cúmulo foi o patrão em 3 meses que la estive ir 4 vezes de férias xD. Engraçado que criticáram forte e feio o site e os templates que eu fiz para os posts de várias redes sociais mas até hoje fazem uso deles ehehe.
2
u/NGramatical Aug 18 '23
criticáram → criticaram (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) ⚠️ ⭐
3
Aug 17 '23
Percebo que é uma chefe rigorosa, exigente, dedicada. Excepto quando chega à parte do dinheirinho dela, i.e., os descontos. Estás a ser bem mamada, faz como outros já sugeriram e avança com queixa dessa palerma
2
u/ProperPraline Aug 17 '23
Penso que poderás cancelar a bolsa de estágio alegando que não se adequou ao teu perfil.
1
-1
u/tugafcp Aug 17 '23
Cada um só tem o que quer...
Só tás nessa situação porque queres.
Não venhas chorar pff, porque tu não tens a mínima noção... Lamento
0
u/fliingh Aug 17 '23
Malta, encontrei mais um "chefe"
0
u/tugafcp Aug 18 '23
Para os outros sabes levantar a garimpa, mas para quem te explora não...
Continua que vais pelo bom caminho
1
1
u/oUltimoTuga Aug 17 '23
"Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário."
Qual dinheiro? Nem estás a ser paga.
1
435
u/KokishinNeko Aug 16 '23
Parei de ler aqui porque tudo o resto é irrelevante.
Clica aqui urgentemente: https://portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx e amanhã vais ligar e denunciar a situação. O resto é cagativo e há várias formas de lidar com isso. A escravidão já acabou há muito tempo.