r/jovemedinamica 24d ago

Relato pessoal Name and Shame

Até que pontos devemos/podemos legalmente referir empresas e pessoas dessas empresas? Tenho um caso para relatar mas não sei até que ponto se pode ir aos detalhes do que aconteceu. No glassdoor não é permitido deixar informação que identifique ou singularize pessoal mid level da empresa.

Algumas sugestões?

47 Upvotes

62 comments sorted by

36

u/Dimstatyon 24d ago

Jovem, vai em frente. As empresas têm de ser destacadas pelo bom e pelo mau

18

u/[deleted] 24d ago

As regras do sub permitem que refiras o nome da empresa, pessoas já não sei. Aqui como as contas são anónimas não tens problemas em referir o nome da empresa, mas convém ter cuidado na mesma porque por norma os contratos de trabalho têm cláusulas de confidencialidade e não permitem divulgação de informação sobre a empresa durante x anos. É por isso que muitas vezes as pessoas só falam nas redes sociais da experiência em x empresa após anos de terem saído dessa empresa, porque já o podem fazer sem sofrerem consequências legais.

13

u/tiagojsagarcia 24d ago

Sinceramente, acho muito bem name+shame desde que a coisa seja factual. Acho que é muito diferente dizeres "o meu chefe Zé Manel era um FdP" e dizeres "Na empresa X, o meu superior ignorou queixas de comportamentos tóxicos, pedia-nos horas extra que não eram pagas", etc.

E acho que não nomear middle management faz sentido, muitas vezes essas pessoas são idiotas, sim, mas outras tantas são simplesmente quem aplica a cultura de empresa que é definida mais acima.

2

u/souquemsabes 24d ago

👆🏻 Comentário útil

20

u/varingian 24d ago

É veres as regras do sub. Fora isso, acho que toda a internet é um antro de naming and shaming, normalmente auto-inflingidos.

6

u/Pristine_Poem999 24d ago

Vais dizer merda na internet sobre uma empresa, a empresa pode meter-te um processo de difamação.

Depois há aqui comentários a dizer "ah e tal mas só é difamação se não for verdade", certo - mas quem no seu perfeito juízo é que vai querer andar em tribunal a pagar advogado durante anos, para provar que um comentário que fez na interner, uma tarde qualquer, é verdadeiro?

Na vida real o que acontece é que te metem um processo crime, as autoridades pedem os teus dados ao reddit, que os fornece, e depois quando começas a receber cartas do tribunal metes o rabinho entre as pernas e fazes acordo para não ir a julgamento.

Exemplo: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4hur5o/pedido_de_desculpas_%C3%A0_vipur/

2

u/Southern_Ear_6462 24d ago

Tas é parvo com esse exemplo. N tenho nada a esconder a não ser um aviso a quem lidar com a empresa em questão . 

E não me conheces mesmo pk não é um tribunal que me mete medo se eu tiver razão...

A unica questão era a ilegalidade de falar em nomes mas é facil export a situação sem falar em nomes...

3

u/Pristine_Poem999 24d ago

O exemplo é de um gajo que fez um post a relatar a sua experiência com uma determinada empresa, e que passado poucos meses estava aí novamente a fazer um post desta vez a pedir desculpa à empresa, post esse feito no âmbito de um acordo extra-judicial.

Podes dizer o que quiseres e entenderes e até podes ter a mãe do gerente da empresa como tua testemunha, a questão é só se depois fores processado se estás disposto a gastar tempo e dinheiro para provar que o que disseste é verdade. Eu nunca na vida o faria, mas cada maluco sabe de si 🤷‍♂️

2

u/Southern_Ear_6462 24d ago

o exemplo está errado... porque quem fez esse post era um ex empregado da empresa com mentiras... O que relatarei se tiver paciencia para isso não é calunia, é verdade, tudo o que lhes disse e a atitude deles... Mostra novos padrões no recrutamento, como uso de AI para fazer filtragens automaticas e como isso falha redondamente...

A justiça não vai atrás da verdade mas sim da calunia, e se tiver que ir a tribunal por isso vou com sem problema algum...

Agora sinceramente não sei se valerá a pena escrever aqui porque há muita gente a viajar na Maionese. E para estar a ler parvioces já me basta ler as noticias do Trump todos os dias...

2

u/Pristine_Poem999 24d ago

O que dizes sobre o post que mandei de exemplo não está correto. Não era funcionário nenhum, era apenas um gajo que assistiu a uma demonstração daquela empresa, nada mais.

A justiça não vai atrás de ti só por fazeres o post, mas se a empresa apresentar queixa então sim, vão atrás de ti. E a empresa pode apresentar queixa e meter-te em trabalhos tenha ou não razão.

Mais uma vez - és livre, faz o que quiseres. Mas depois não te admires que a empresa venha atrás de ti com queixas, e que tenham mais dinheiro do que tu para arrastar o caso em tribunal.

2

u/Southern_Ear_6462 24d ago

Cato amigo. Tenho 15 anos de experiencia em customer facing... ja li de tudo online e nunca mas nunca um caso como aquele ganhou em tribunal.

Isso são medos de quem não perceber destes casos.

Ponto 1: no post original não há nada que ponham um cliente em maus lençois.

Ponto 2: o unico cenario possivel para tal acontecer é apenas e só se for um post falso de alguem a querer denegrir a empresa.

Apenas e só no ponto 2 as acções são passiveis de ser legalmente accionaveis... porque é criada uma calunia para estragar a empresa...

Por isso sim ... estás errado e não sabes do que falas

2

u/Pristine_Poem999 24d ago

Tu insistes em não perceber que a questão não é quem ganha em tribunal ou não.... A questão é que seria completamente estúpido da tua parte ir sequer para tribunal defender um comentário na internet, entendes?

Fazes aqui o teu name&shame, ficas a sentir-te bem contigo próprio. Uns meses depois recebes uma carta do tribunal a chamar-te lá para prestares declarações. Em simultâneo, recebes uma carta do advogado da empresa a dizer que tens duas opções:

1) Ou apagas o post, fazes outro a pedir desculpa, e pagas 1000€ 2) Ou vais para tribunal

Nisto consultas um advogado, que te diz que podes contar com uns 10k€ para te defender.

O que fazes? Vais para tribunal para provar que tens razão? Provar a quem, ao juiz? Mesmo que proves que tens razão, ao fim de anos e milhares de euros gastos, o que ganhaste com isso? Não há ninguém a assistir a essa batalha jurídica para além dos interessados, não vais ter a internet a bater-te palmas.

Podes ter toda a razão do mundo, e ainda assim acabar a perder anos de vida e largos milhares de euros, a troco de uma qualquer vitória moral que não tem relevância nenhuma nem afeta mais ninguém. E tu dizes que sim, que seria isto que farias! Serás estúpido?

1

u/Southern_Ear_6462 24d ago

Eu sei isso é já encostei á parede uma multinational... acabaram por me pagar a mim para me calar...

Não ... não me mete medo essas ameaças em cima do joelho. :)

2

u/Pristine_Poem999 24d ago

Repara uma coisa - se realmente sabes que essa empresa faz coisas que não é suposto fazer ou até que são crimes, porque não fazes uma denúncia (que pode ser anónima) ao ministério público? Ainda que tenhas toda a razão do mundo, de que serviria vir dizer essas coisas em praça pública, senão para difamar a empresa? Que outro objetivo poderias ter?

Se queres denunciar más práticas há canais próprios para o fazer, e não é de certeza um fórum público como é o reddit.

1

u/Southern_Ear_6462 24d ago

atenção ninguem falou em crimes. O que ia falar é de uma prática lastimável de uma empresa estilo Teleperformance e queria nomear os portuguesinhos á frente da sucursal Portuguesa... Aliás... o embate verbal que tive com eles já teve frutos porque mudaram os anuncios de emprego para esconder o quão mal pagavam para o trabalho que era.

O que os acusei foi de pagarem salario minimo para trabalhos em turnos todos os dias da semana e horario noturno. De colocarem o subsidio de alimentação e de teletrabalho como Beneficios deles e não um direito dos trabalhadores. De venderem que se pode subir rapido na empresa o que é mentira. Ou seja é um trabalho literalmente para explorar imigrantes ou quem não perceba dos seus direitos...

O outro assunto com a multinacional aconteceu em 2017 e pagaram-me 6 meses de salário para não os por em tribunal.

Aliás... se os tivesse posto em tribunal tudo o que aconteceu viria a publico e isso eles não queriam... e sim mais tarde acabou mta coisa por vir a publico e foi bem divulgado por mta gente:

https://news.bloomberglaw.com/daily-labor-report/activision-blizzard-sued-by-california-over-frat-boy-culture

E sim, o que os encostei á parede foi mto menor do que se passou na California mas era o suficiente para não quererem que saisse cá para fora.

No caso que me fez colocar este post é mesmo se posso nomear os idiotas á frente da empresa em Portugal... pois a empresa mãe não tem os problemas de integridade que estes teem. Mas é possivel referir o caso sem nomear partes.

→ More replies (0)

1

u/beachykarmaclub 24d ago

Se não tens nada a esconder porque é que nada avanças logo o name and shame? Falas muito artista

0

u/Southern_Ear_6462 24d ago

O menino... tenho mais experiencia de vida para me ofenderes com comentarios desses... gente pequenina como tu esta o pais cheio ... E mtos são os patrões de merda que aqui se fala...

4

u/Escobar1888 24d ago

Já vi alguem a fazer um roast autentico no Glassdoor a uma pessoa de uma companhia onde trabalhei, com nome, titulo, departamento e tudo incluido.

3

u/praetorthesysadmin 24d ago

Teamlyzer. Tem uma secção de entrevistas e podes deixar o teu comentário.

3

u/XicaDasCouves 24d ago

Vai em frente. A vida é curta. Queima as pontes. Vive de forma perigosa.

2

u/HomemLobo 24d ago

Concentrix?

1

u/Which-Rate2782 24d ago

Porquê?

1

u/HomemLobo 24d ago

Infindas práticas pouco éticas e ilegais poderiam ser relatadas sobre essa empresa

1

u/Which-Rate2782 24d ago

Queres partilhar algumas?

1

u/HomemLobo 24d ago

Ando a partilhar com as entidades competentes nos ùltimos meses.

Mas nada que surpreenda no contexto de uma multinacional de outsourcing, infelizmente, pelo que se começares a especular é possivel que seja cada tiro cada melro.

2

u/SAD84P 24d ago

Para que perguntas se refutas todas as respostas que te dão? Aparentemente não tens medo de nada, nem de ninguém e sabes todos os meandros da justiça… O que pretendes?

2

u/Least-Equivalent-140 21d ago

relata . apenas muda os tempos ... e tenta usar sinónimos.

não contes como se fosse em tempo real.

1

u/reeeadonly 21d ago

"alegadamente"

-1

u/OkDesk2871 24d ago

nao recomendo.

-10

u/Jules-Bonnot 24d ago

Name and shaming apesar de divertido é ilegal.

Não vás na conversa dos trolls. Estás a por-te a jeito para uma empresa ou pessoa ir contigo para tribunal.

Tens dinheiro e tempo para advogados e tribunais e lidar com um processo de difamação?

8

u/Junior_Composer9447 24d ago

Diz-me que és um recrutador que procura jovens dinâmicos sem me dizeres que és um recrutador que procura jovens dinâmicos…

Ora vamos lá ver…

Existe liberdade de expressão e não pode ser difamação se for verdade…

Mais do que isso, mesmo que a empresa queira apresentar queixa, será preciso identificar um arguido…

Certo?

1

u/Picnic_Handsomes Júnior com 3 anos de experiência 24d ago

Discordo, até porque já tive um caso em tribunal sobre a liberdade de expressão. Tentar provar em tribunal quando é a tua palavra vs a do ofendido é obra.

1

u/Pristine_Poem999 24d ago

Estás errado e a prova disso é que já não seria a primeira vez que um redditor português faz "name & shame" e depois é processado.

Um exemplo: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4hur5o/pedido_de_desculpas_%C3%A0_vipur/

1

u/Junior_Composer9447 24d ago

Sabes como fizeram para o identificar?

Foi o Reddit que transmitiu os dados pessoais à PJ?!

3

u/Pristine_Poem999 24d ago

Sim, qual é a surpresa?

Se fores acusado de um crime (como é o caso do crime de difamação), o ministério público pede os teus dados ao reddit (ou a qualquer outra rede social).

1

u/Junior_Composer9447 24d ago

Ok… Quer dizer… Quando te registaste no Reddit, deste uma cópia do cartão de cidadão?!

1

u/Pristine_Poem999 24d ago

Oh my sweet summer child... Por onde começar. Sabes o que é um endereço IP?

0

u/Junior_Composer9447 23d ago

Deves andar a ver muito CSI…

Achas mesmo que existem recursos na PJ para fazer este tipo de investigações por causa de comentários nas redes sociais?!

sweet Summer child” Adorei, tenho 49 anos!!! 🫶

2

u/Pristine_Poem999 23d ago

Este tipo de pedidos de dados são completamente triviais e os sistemas são praticamente automatizados. Qualquer investigador obtém o teu IP e, a partir dele, os teus dados junto do teu ISP com facilidade, e isto há mais de 30 anos pelo menos. Estás muito desatualizado.

2

u/Spiritual-Ask-9766 20d ago

O que uma VPN e um email temporario nao resolvem...

→ More replies (0)

0

u/Jules-Bonnot 24d ago

"Diz-me que tu és recrutador...."

Diz-me que tens 20 anos e mentalidade de 15? Qual a relevância da minha profissão para o assunto?

"Existe liberdade de expressão"

Não sabes o que é liberdade de expressão. Liberdade de expressão não é liberdade de consequências. Isto não é o EUA.

"Identificar o arguido."

Então tu achas que eu posso estar aqui a inventar histórias sobre qualquer empresa e pessoa? Sem consequências? Como é que tu sabes que ele está a dizer a verdade?

Se o OP escolher o anonimato muito certamente o post é removido. Certo?

0

u/Junior_Composer9447 24d ago

Ora vamos lá por partes…

Estás a aconselhar alguém a não referir o nome de uma empresa com ofertas de emprego ridículas… Portanto sim, para mim, és suspeito…

E sim, existe liberdade de expressão… Tens dúvidas acerca disso?! E aliás eu referi que, se o que tu disseres for verdade, não poder ser considerado difamação! (Aprende a ler tudo)

E se alguém se puser a inventar, sujeita-se às consequências, tão simples quanto isso…

1

u/Jules-Bonnot 24d ago

Estou a aconselhar o OP a não fazer "name and shaming " de uma empresas e PESSOAS que lá trabalham.

Estou a aconselhar o OP a que isso pode trazer-lhe consequências legais e económicas.

O OP pode fazer uma avaliação do recrutamento da empresa publicamente e dar zero glass door, google, facebook. Não é isso que o OP propõe.

Discordar de ti não faz de mim futebolista ou lenhador ou recrutador. Só discordamos.

Tu não entendes o que significa liberdade de expressão. Pelo menos no contexto Português.

3

u/Southern_Ear_6462 24d ago

não é difamação se tiver os emails todos trocados, não insultar ninguem e, acima de tudo, não ter assinado nenhum NDA...

1

u/random_keys_pressed 24d ago

e começares as frases todas com "alegadamente"

ps- não sou advogado

-1

u/Jules-Bonnot 24d ago

Tens tempo e dinheiro para levar isso para tribunal?

Resultados possíveis de um processo por difamação em tribunal:

  1. Perdes e tens de pagar. Ao difamado e ao advogado.
  2. Ganhas e tens de pagar ao teu advogado.

Resultado: Perdes sempre.

Se são problemas laborais existem locais para os resover.

É apenas a minha sugestão.

4

u/Southern_Ear_6462 24d ago

nada disso, foi uma entrevista de emprego e não me chegaram a mandar o contrato se quer para assinar

2

u/curiosity_user 24d ago

Parece teres pouco a perder mas acho que as consequências dependem do tipo de coisa que denuncias. Eu não colocaria o nome de ninguém, só da empresa. Conta a história sem mencionares nada nem ninguém e pergunta aí que riscos corres em nomear os autores.

Eu também gostava de expor umas coisas mas não o faço por medo de represálias. Em Portugal é muito assim e nem ACT nem sindicatos ajudam grande coisa, por isso é que demoramos anos a evoluir em pequenas coisas.

1

u/Which-Rate2782 24d ago

Então mas foste aceite na empresa ou não?

1

u/Bakirelived 24d ago

Ilegal onde? Qual é a lei?

0

u/Jules-Bonnot 24d ago

3

u/Bakirelived 24d ago

Não é contudo punível sempre que a imputação for feita para realizar interesses legítimos e o agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver fundamento para, em boa fé, a reputar verdadeira.

1

u/Pristine_Poem999 24d ago

Essas provas são feitas em tribunal, por advogados que se cobram caros. A escrever na internet és o maior, nas na vida real o que acontece é que recebes cartas de advogados e borras a cueca, como este desgraçado: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4hur5o/pedido_de_desculpas_%C3%A0_vipur/

Ou estarias disposto a andar em tribunal e a pagar a advogado durante anos para defender um comentário na internet?

1

u/Bakirelived 24d ago

Tu é que disseste que é ilegal. Não é. Artigo 37.º

1

u/Pristine_Poem999 24d ago

Eu não disse nada disso, devias verificar quem é que te está a responder.

Acho que fui claro no que escrevi - uma coisa é achares que não há problema porque não estás a dizer mentira nenhuma, outra coisa completamente diferente é provar isso em tribunal, com todos os gastos de tempo e dinheiro que isso implica.

Uma pessoa inteligente sabe escolher as suas batalhas.

1

u/Bakirelived 24d ago

Assumi que era a mesma pessoa, mas vou culpar a aplicação, que não mostra tudo.

O meu problema com o comentário a que respondi originalmente, era só essa afirmação de que seria ilegal.

1

u/crazyG_8 24d ago

Se for provado que o que diz é verdade não é difamação.

1

u/Jules-Bonnot 24d ago

No shit.

0

u/Earth-Tiny 24d ago

Troll és tu que falas sem saber