r/jovemedinamica • u/runaway-girl-98 • Oct 08 '23
Relato pessoal Ameaça por recusar horas extra
Olá a todos, Trabalho nesta empresa há 2 anos e recentemente a chefe disse (não perguntou) para irmos a Lisboa (sou do Porto) fora de horas (não pagas), para fazer algo completamente fora da nossa função. Normalmente so fazemos horas extra quando necessário e nunca fora da area de residência, sempre com possibilidade de serem compensadas mas nunca pagas. Naturalmente, senti que especialmente desta vez estavam a aproveitar-se de nós e desrespeitarem-nos, uma vez que nem nos deu opção de rejeitar e comuniquei a minha chefe como me senti, a qual gritou comigo a frente da minha equipa. Passado uma semana, numa reunião 1:1, disse que reportou o que eu disse ao RH e muito subtilmente disse me que se não vestisse a camisola da empresa e não pudessem contar sempre comigo, não me renovava o contrato. Logo, vou ter que fazer estas horas, chegando ao Porto às 2 da manhã.
Nesta situação, vale a pena fazer queixa a ACT ou a única solução é sair da empresa?
EDIT: Não tenho isenção de horário, o meu contrato é o normal 8 horas/dia
26
u/parad0xal Estagiário Oct 08 '23
Injustiça do quaralho. A história de vestir a camisola já mete tanto nojo, pqp. Tu, eu e todos nós, vestimos a camisola nas 8h de trabalho que é o que está no contrato. Procura afincadamente outro emprego, infelizmente a ACT não recursos humanos para andar atrás desta malta toda que não tem noção da merda que faz.
Btw, nenhum chefe deve, ou pode, ou tem de gritar com quem quer que seja, da próxima vez tens de mete-la no sitio.
25
u/lsboy23 Oct 08 '23 edited Oct 08 '23
É triste que nas empresas portuguesas vestir a camisola é trabalhar de borla. Não é boa empresa para estar. E sim podes aproveitar para fazer queixa ACT/ tribunal do trabalho. Com sorte ainda tens alguma indemnização por trabalho feito não renomerado . Primeiro pela questão das horas extras. 2o Por assédio. Nenhum patrão meu me gritou alguma vez. Mas para fazeres queixa convém teres provas mails ou algo escrito . Senão não vai a lado nenhum…
2
u/Darkvraell Oct 10 '23
Depende das empresas, ja tive numa que tinha um ambiente super porreiro e tornei me amigo dos diretores, e fiz horas extra e nao recebi, mas também saí mais cedo algumas vezes, isso depende de muita coisa. Eu nao me importo de fazer horas extra se for pedido como deve ser e tiver um bom ambiente de trabalho e saber que a empresa precisa muito dessas horas, claro não é para abusar, se me forem pedir horas extra de graça todos os dias, obviamente que nao. Mas tenho alguma flexibilidade se a empresa pagar bem e tiver um bom ambiente de trabalho assim como bons chefes. Muitas empresas não percebem que as vezes não é so o pagar, mas manter um bom ambiente, preocuparem se com os trabalhadores que sao pessoas e não maquinas
19
u/carrodecesta Oct 08 '23
Pede por escrito o pedido para fazer essas horas e o porquê de não serem remuneradas
15
u/bolachaM Oct 08 '23
É pah isto é daquelas coisas. Se mais pessoal soubesse dizer não, este país era mais bonito... E sim eu sei que não é tão simples quanto isso infelizmente..
15
u/tripancakes Oct 08 '23
Faz queixa para que mais ninguém tenha de passar pelo mesmo.
Mas de certeza que não vão renovar o teu contrato. No teu lugar faria planos para me precaver de uma eventual saída/despedimento
8
u/santosk20 Oct 08 '23 edited Oct 08 '23
Faz queixa na ACT, o que eles querem que tu faças é ilegal e exploração completa. Se querem que te desloques a Lisboa tens de ser compensada, tem de ser a empresa a pagar tudo e tens de aceitar visto que é fora das tuas competências. O problema é não seres efectiva, a ameaça de não te renovarem contrato é chantagem mas no final se não te apresentarem renovação perdes o posto de trabalho. Começa a ver alternativas, ambiente e camisola dessa equipa não vale a pena vestir.
Edit: guarda emails, atas de reuniões, pessoas que podem servir de testemunhas, picagens, aponta tudo que te possas lembrar etc etc. Quanta mais prova e conteúdo na queixa mais "fácil" se torna o processo. A ACT infelizmente não tem recursos ilimitados e se a queixa for só de "boca", a ACT poderá não dar seguimento por falta de provas/documentos. No final do dia, se não houver documentos assinados a besta da tua entidade patronal diz que pediu voluntários e que tu te ofereceste e que com a queixa estás a agir de má fé.
22
u/Postiga_41 Oct 08 '23
Ninguém é obrigado a fazer horas nenhumas fora do horário laboral! ACT com eles ou tribunal do trabalho! Na empresa onde trabalho queriam forçar as pessoas as fazerem horas extra eu falei em alto e bom som " só faz horas extra quem quiser e poder, ninguém é obrigado e fazer horas extra fora do horário laboral...e não venham com tretas do banco de horas porque isso é ilegal ! Banco de horas só é legal se toda a gente na empresa concordar em reunião com a administração, mas tem de ser toda a gente, caso contrário é ilegal ! Lutem pelos vossos direitos como eu faço na empresa onde estou ( sou o mais novo de 40 e tal funcionários e se não fosse por mim aquilo era um autêntico desrespeito pelos nossos direitos ! )
9
u/bureauofnormalcy Oct 08 '23
Ninguém é obrigado a fazer horas nenhumas fora do horário laboral!
Isto não é verdade. O trabalhador é obrigado a prestar trabalho suplementar, sendo que só se pode recusar caso tenha um motivo atendível (art 227/3 do Código do Trabalho).
Banco de horas só é legal se toda a gente na empresa concordar em reunião com a administração
Isto também não é verdade. Ao dia de hoje o banco de horas pode ter duas fontes:
O referendo dos trabalhadores, caso em que apenas 65% têm de voltar a favor para que se aplique a todos (art 208-B do Código do Trabalho).
A convenção coletiva de trabalho aplicada na empresa. Ainda que em abstrato a convenção coletiva possa prever a obrigatoriedade do acordo, a esmagadora maioria delas não o prevê, pelo que o banco de horas pode ser instituído contra a vontade dos tenaalhadoes.
Totalmente a favor da OP lutar por aquilo que tem direito, mas convém que saiba do que está a falar, ou acaba a fazer figuras tristes, seja na ACT, seja no tribunal.
-2
u/Postiga_41 Oct 09 '23
Não é de todo verdade o que refere, e olhe que estou super bem informado sobre isso ;) à muita gente a comer essa " lenga lenga " e por medo ficam ;)
5
Oct 09 '23
[deleted]
1
u/runaway-girl-98 Oct 09 '23
Esse trabalho não remunerado também não pode exceder 2 horas por dia (posso estar enganada) e neste caso não acho mesmo justificado uma vez que nem vamos fazer algo dentro da nossa função
2
u/bureauofnormalcy Oct 09 '23
Quanto à questão de não ser a tua função, a empresa até pode dar a volta com uma ordem de mobilidade funcional.
Estás totalmente correta quanto ao limite diário das 2 horas. Mas estou a assumir que não estás sujeita a regimes especiais de organização do tempo de trabalho (como isenção de horário de trabalho).
2
u/Mundane_Leader_6104 Oct 09 '23
Na minha opinião tens ainda outra opção. Na folha de ponto não vais ter de colocar o deslocamento do Porto para Lisboa? Se sim, coloca como horas extra, que a partida já sabes que não tas pagam, posteriormente ou a gozar ou quando não te renovarem o contrato, ou fores tu embora de livre vontade, cobrar essas horas.
É isso mesmo que eu estou a fazer agora. Onde eu trabalho, o início do ano, alteraram as folhas de ponto para receber ou não feriados e horas extra, o funcionário escolhida. Desde o mês passado deixaram de pagar sem qualquer explicação. Eu estou agora a guardar tudo para quando puser a carta não ir trabalhar! Fico a gozar o que trabalhei a mais.....
Mas tens de ter cópias de todas essas coisas. Precisas de defesas.
2
u/bureauofnormalcy Oct 09 '23
Já deixei as indicações dos artigos específicos em causa para precaver essa resposta. Estás totalmente à vontade para os consultar.
Mas se achas que tens razão e que um advogado que trabalha na área está errado, importas-te de sustentar as tuas afirmações?
1
u/runaway-girl-98 Oct 08 '23
E não recorreram a ameaças? Simplesmente aceitaram o que disseste?
3
u/Postiga_41 Oct 08 '23
Não porque sabem que não têm razão nenhuma! Se querem horas extra perguntem a cada pessoa se pode fazer ou não ( tão simples quanto isto ) as pessoas se puderem certamente ajudaram a empresa, se não puderem têm de respeitar e mais nada
7
u/runaway-girl-98 Oct 08 '23
Tens muita sorte onde estás, eu insisti e insisti com ser horas extra e ser algo fora da função e a minha chefe discordava repetidamente com o que dizia
4
u/BlueEyedCupcake Oct 08 '23
As coisas são relativamente fáceis:
Pede essa ordem por escrito, depois, se não queres fazer não fazes, informas a chefia por escrito para ficar registada a tua decisão.
Para as coisas ficarem equilibradas também deves de falar com o rh.
Depois fazer queixa no ACT e procurar trabalho noutro lugar.
Não te pagam horas extras e a deslocação?
2
u/runaway-girl-98 Oct 08 '23
Não vão enviar por escrito, nem se pedisse. Pagam a deslocação sim, não as horas
5
u/Postiga_41 Oct 08 '23
Faz-te ao caminho! Confirma que o teu contrato e o contrato coletivo da empresa não tem relativamente nada sobre as horas extra ( já pode ter como o banco de horas ) se não tiver não fiques, ou então informa-te com o act e tiras toda a qualquer dúvida
1
u/Ok-Attitude1256 Oct 09 '23
Podes estar na iminência de perder este emprego, mas aprendeste uma lição para a vida: para a próxima, tens uma “consulta” ou qualquer outro impedimento pessoal inadiável que te impossibilite nessas horas extra de trabalhar.
1
u/runaway-girl-98 Oct 09 '23
O problema é que outra pessoa da minha equipa já se tinha lembrado dessa desculpa, aliás agendou consulta de propósito, não parecia realista termos as duas uma ‘consulta’
1
u/Ok-Attitude1256 Oct 09 '23
Dificilmente parece realista quando alguém diz sistematicamente que tem uma consulta, mas passas a mensagem de que não estás disponível sem que o chefe possa impor que trabalhem fora de horas.
1
Oct 08 '23
Por acaso és obrigado por lei sim a fazer horas extra. Cultiva-te
2
u/Postiga_41 Oct 09 '23
Mais um patrão que ficou ofendido? Não fale do que sabe ;)
2
u/Fanatico_dos_popos Oct 09 '23
És ignorante.
-1
u/Postiga_41 Oct 09 '23
Menos que não me conheces de lado nenhum e o respeito é bonito 🤫
1
u/Fanatico_dos_popos Oct 09 '23
Ainda não percebeste o que é o Reddit? Lamentamos. É mais uma área na qual achas que sabes mais do sabes. Vai lá vender umas subscrições manhosas.
-1
u/Postiga_41 Oct 09 '23
Quando não se tem educação e não se sabe argumentar o insulto é a arma dos fracos..ponto final rapazito
1
u/Fanatico_dos_popos Oct 09 '23
Não me falta educação. És desconhecedor dos assuntos mais básicos do código do trabalho e assumes para os outros assumpções inventadas. Todas as tuas interações são baseadas nisto: soberba e arrogância.
-1
u/Postiga_41 Oct 09 '23
Errado! Falo com um processo ganho contra ex empresa em tribunal mas não me vou alongar em mais nada que tenho imenso que fazer..passa bem rapaz
2
u/Fanatico_dos_popos Oct 09 '23
Artigo 227.°: 1 - O trabalho suplementar só pode ser prestado quando a empresa tenha de fazer face a acréscimo eventual e transitório de trabalho e não se justifique para tal a admissão de trabalhador. 2 - O trabalho suplementar pode ainda ser prestado em caso de força maior ou quando seja indispensável para prevenir ou reparar prejuízo grave para a empresa ou para a sua viabilidade. 3 - O trabalhador é obrigado a realizar a prestação de trabalho suplementar, salvo quando, havendo motivos atendíveis, expressamente solicite a sua dispensa.
Leste o ponto 3? Há motivos atendíveis. E se ganhaste uma acção judicialmente então tinhas um motivo atendível. O que é diferente de dizer que é ilegal fazer horas extra desde que o trabalhador as recuse. Isso é um disparate monumental. Mas aviso-te que os motivos são bastante escassos e inerentemente transitórios. O código do trabalho é claro.
1
u/bureauofnormalcy Oct 09 '23
Então claramente não sabes o que (ou como é que) ganhaste.
→ More replies (0)1
Oct 09 '23
Nepia, sou funcionário. Mas sei que não te podes recusar a fazer horas extra. Existe um limite diário, e um limite anual conforme se é pequena média ou grande empresa. Sei muito bem do que falo. Cumprimentos
1
u/Blenderchampion Oct 09 '23
E limite semanal. Mas és um sortudo porque a ti pagam tas
1
Oct 09 '23
Sim, sou um sortudo. Mas ja trabalhei muito por amor á camisola. Ja tive meses de trabalhar 147 horas extra. Parece um exagero, e na realidade é mesmo. Uma merda.
1
u/Blenderchampion Oct 09 '23
AInda bem. EMbora amor a camisola só exista no patrao e empregados explorados. O resto trabalhamos por dinheiro
1
Aug 24 '24
Eu continuo a trabalhar por amor à camisola. Pois adoro o que faço.
1
1
u/Drevs Oct 09 '23
Pare de espalhar falsa informação. Ninguém se pode recusar a fazer horas extras sem um motivo válido...Ninguém está aqui a discutir a justiça da coisa, simplesmente eatá no código de trabalho. Lógico que essas horas extra têm limite diário, semanal e mensal e têm que ser remuneradas ou compensadas, mas um funcionário não se pode negar a trabalho extra quando solicitado só porque 'não lhe apetece'.
1
5
u/lord_andsavior Oct 08 '23
É um abuso o que te estão a fazer. É chantagem pois ameaçam nao te renovar o contrato. O problema é nao seres efectiva, pois se fosses, nao ias e nao havia nada que pudessem fazer. Faz queixa pois é maximo que podes fazer. Ou então não vás, mas começa a procurar trabalho imediatamente infelizmente...
5
u/alfadhir-heitir Oct 08 '23
Manda foder essa gente. Começa assim, quando deres por ela trabalhas extra todas as semanas e não vês pão
6
u/Ipeewhenithurts Oct 09 '23
Devias tê-la posto no lugar quando gritou. Bate o pé, se não renovarem, queres mesmo que te renovem contrato num sítio onde não estás feliz?
5
u/MrMonizaz Oct 09 '23
Portanto ela está a te fazer o favor de não te renovar o contrato num emprego da treta e vais recusar? Aproveita a oportunidade para mudar de vida porque essas condições não são justas e são ILEGAIS.
8
u/dingo-91 Oct 08 '23
Caga neles… se não renovarem até te fazem um favor… faz o que sentes que deves fazer
4
u/absurdism2018 Oct 09 '23
Como é bom viver num país onde as horas extra sao pagas ao dobro e sempre opcionais, sendo que qualquer coisa desviada da lei basta eu mandar um mail ao sindicato e eles resolvem tudo no mesmo dia.
2
u/mlw_1550 Oct 09 '23
Qual é o país?
2
u/absurdism2018 Oct 09 '23
Islândia
3
u/crashthepose Oct 09 '23
Natural, 92.2% dos trabalhadores são sindicalizados.
Em Portugal já tivemos uma taxa de sindicalização de 60,8%(1978) e actualmente temos 15,3%(2016, últimos dados disponíveis), os números falam por si e espelham a degradação dos direitos dos trabalhadores nos últimos tempos.
1
3
u/TouSoAVerIsto Oct 09 '23
Podes começar por dizer qual é a empresa... Assim ajuda pessoal a não trabalhar aí.
3
u/urso_pt Oct 09 '23
Red flags a mais. Não assinaste nenhum contrato a dizer que fazias horas extra não remuneradas, o que se o fizesses também não era válido pois é ilegal. Eu não fazia o serviço extra. Não dizia nada, aparecia no trabalho no dia seguinte como o habitual. E claro, procurava outro trabalho urgentemente.
3
Oct 09 '23
Vestir a camisola da empresa não signfica acartar ordens cegamente e trabalhar de borla. Mantém os teus valores e princípios, só mostra carácter.
3
u/CryptoMojoLoko Oct 09 '23
Se já te trata assim agora… imagina daqui a mais uns tempos. Eu metia-a no lugar dela, queixa ACT e até um dia.
2
u/braezio Oct 08 '23
Meu conselho documenta tudo ao máximo, de preferência arma para conseguir isso tudo por escrito, procura outro trabalho e depois que sair encontra um advogado.
2
u/EmptyLight_JAF Oct 08 '23
Chantagear uma colega numa empresa onde estive, ou sais ou fazemos te a vida negra basicamente, porque começou a não dizer sim a tudo. Depois de ter criticado a situação, vieram atrás de mim. Gostava de partilhar o nome da empresa mas tenho receios.
2
u/Wisecrack-Jack Oct 08 '23
Acho que podes ter apoio jurídico grátis na Junta de Freguesia. Liga para lá e informa-te. Escreve tudo o que ele te disse, as palavras que te lembres e quem estava presente - para não te esqueceres. Idealmente, e sei que é difícil era teres uma testemunha de como falou ctg e tem tratado.
2
u/CoffeeLover031109 Oct 09 '23
Tribunal do Trabalho será a opção mais sensata.
No entanto, tendo eu já me ter visto numa situação semelhante, em que me é dito "amanhã (sábado) é para vir trabalhar", nem "podes?", "achas que podes vir dar uma mãozinha?"... nada!... ao que eu respondo "pois mas amanhã é sábado por isso não". "Mas é para vir", com cara de má a ver se eu tinha medo e recuava. "Não, não é, porque eu não venho!". A consequência natural desta conversa (e uma série de muitas outras coisas à mistura) foi pedir a minha demissão e deixá-la pendurada. Arrisquei e valeu a pena. A dada altura, a minha ansiedade estava impossível de suportar e optei por bater com a porta com a força toda em vez de apresentar queixa no Tribunal do Trabalho.
2
u/Blenderchampion Oct 09 '23
Eu recuso me sempre. Ja recebi varias ameaças mas ele la mo fundo save que é algo ilegal.
Onde estou ha nenhuma comoensaçao por horas extra, nem dinheiro nem banco de horas, embora o tenha no contrato
se não vestisse a camisola da empresa e não pudessem contar sempre comigo, não me renovava o contrato
Tive a mesma ameaça. Primeiro nao existe vestir camisola. Tu tas a fazer um serviço e eles a pagarem. Se nao pagassem as pessoas ninguem queria saber da empresa para nada. So que a mim ameaçou me de nao renovar o contrato mas tenho contrato sem termo, ou seja, efetivo
Nesta situação, vale a pena fazer queixa a ACT ou a única solução é sair da empresa?
Depende. A act resolve menos do que se pensa, de facto ja podes ter visto posts aqui sobre isso mesmo. No entanto pensa se queres continuar o resto da tua vida onde abusam assim de ti. Eu ja tomei a decisao de sair da minha
2
u/MajiVT Oct 10 '23
Procura novo trabalho, e mete um processo ao teu chefe. Parece simples, assustador mas simples.
1
u/Relevant_State_3141 Nov 11 '24
Bom dia ! Estou a trabalhar numa empresa que presta serviços a outra empresa então no meu contrato fala 5 euros a hora na totalidade das horas são 25 horas. Trabalho de partime O que acontece é que os pagamentos são atrasados bem ultrapassado a limite de lei , não estão a pagar e mesmo assim obrigam as pessoas a fazer horas a base de ameaças . Exigem deverem mas não nos dão direitos , as pessoas comem , precisam de pagar contas . Acredito que isso ja é considerado crime porque se no contrato esta estipulado uma coisa e eles trabalham de outra forma é bem provável que os descontos na segurança social não estejam correctos por parte da entidade patronal
1
0
0
u/Agile-Date6574 Oct 09 '23
Está errado mas vir aqui falar disso demonstra o nivel do trabalhador...
1
u/9Sylvan5 Oct 08 '23
Sé eu fosse a ti não fazia as horas já de qualquer maneira. So por isso tudo duvido que renovem 9 contrato. Masnse tiveres provas disso tudo faz queixa na act. O teu empregador não manda no teu tempo pessoal.
1
Oct 08 '23
Estás há dois anos, não leva muito tempo estás no quadro. Não digas que não, faz ouvidos de mercador e simplesmente não apareças, a não ser que haja uma convocatória por escrito...o que remete para o pagamento das horas pois tens uma prova sólida que a empresa te solicitou fora de horas. Boa sorte
1
u/dry-biscuit-snow Oct 09 '23
Pede por escrito aos RH o teu horário de trabalho. Fora desse horário podes ter outras funções ou atividade profissional? É tão simples quanto isso… se não for remunerado, não exerces.
Se alguém tem de vestir a camisola são os diretores , as chefias e os fundadores das empresas. E todos sabemos que poucos são os que o fazem .
1
u/runaway-girl-98 Oct 09 '23
Se o RH fosse nosso amigo 😅
1
u/dry-biscuit-snow Oct 09 '23
Nao tem de ser amigo. Tem de dar resposta a um pedido do trabalhador: Qual é o meu horário de trabalho?
1
1
u/tiagottx Oct 09 '23
Eu tentaria (com o telemóvel por ex) gravar uma conversa com essa chefia em que irias puxar esse assunto e fazer com que ela repetisse a ameaça ou algo do género, de modo a ter provas do que se passa. Depois é que metia o ACT ao barulho. Porque senão é sempre a palavra de um contra o outro, e mesmo que não faças as horas, chegada a altura não te renovam o contrato e ficas de mãos a abanar.
1
u/aquelegajoalto Oct 09 '23
Creio que falta alguem a dizer, que para além de falares com a ACT, o mais importante seria falar com o sindicato que te possa representar a ti e aos teus colegas. A ACT tem falta de meios enquanto um sindicato (podendo tambem recorrer à ACT) tem advogado próprio e uma série de trabalhadores experientes que podem ajudar-te com as melhores recomendações.
1
u/Cartz1209 Oct 09 '23
Eu diria que depende. A situação é frequente, bem queixa na ACP. Acontece espontaneamente... se calhar mais vale engolir e começar a procurar alternativas.
O meu exemplo. Trabalhava para uma empresa no Porto. Um dia surge um projecto para uma empresa em Lx. Tenho de me deslocar à dita empresa 2x em semanas diferentes, o que me obrigava a acordar ás 4 da manhã, para estar lá ás 9h. Sair ás 18h para chegar a casa ás 23h.
Para todos os efeitos e face a um dia normal, estes 2 dias representaram cada um cerca de 18h de trabalho. Uma merda porque qualquer plano pós-laboral nesses dias ficava arruinado.
Não se falou em compensação de horas, nem pagamento de horas extra, nem qualquer outro tipo de compensação.
Marquei no entanto todas essas horas como facturáveis. No fim do mês tinha o chefe a dizer-me que só podia marcar 8h porque se toda a gente fizesse como eu, estouravam o budget. Argumentei, mas no fim acabei mais ou menos por fazer como ele me disse - marquei 8h facturáveis e 10h como trabalho interno, só como forma de protesto.
Tanto quanto sei fui o único a fazê-lo e a levantar ondas. Nem ponderei meter ACT nisto. Em 1o lugar foi uma situação rara que aconteceu mais 2 ou 3x no espaço de quase 3 anos. Em 2o, era bem remunerado e tinha isenção de horário (não que isso justifique dias de 18h).
Resumindo, é uma questão de bom senso. No fim acabei por sair da empresa em bons termos e até me pagaram um grande bónus ao qual no papel não tinha direito e que mais que compensou esses fatídicos dias.
1
1
1
u/Material-Strength-74 Oct 09 '23
Não fazia ideia mas és obrigado a fazer horas extras para a empresa. Recebemos essa lei por escrito dos nossos hr também e fui ver e estava certo. São pagas, já nem deixam gozar e são x por ano (acho que 200/300?) Que tens obrigatoriamente de fazer sem poder recusar, se a empresa assim o pedir claro. Em relação a deslocações e tal, já no te consigo ajudar
1
1
u/pokermmumy Oct 09 '23
Caneco, esta tenho de comentar. Sou gerente de uma equipa no Algarve. Surgiu uma oportunidade de enviar colegas para uma formação ( paga pela empresa, e que será uma mais valia para os meus colegas, na carreira profissional deles, dentro ou fora da nossa empresa) no norte do pais, o que os obriga a levantarem-se às 2h da manhã. Nunca me pssaria pela cabeça enviar nenhum dos meus colegas, sem lhes perguntar se querem ir, e nunca com recriminações para que não queira. Talvez por isso, apesar de ter enviado parte da equipa para casa, há duas semanas, essa mesma parte da equipa apareceu num evento, que durou até à meia noite, apesar de terem começado a trabalhar às 9h da manhã. E ainda se zangaram comigo por ter dito ao patrão que estiveram a trabalhar, e passo a citar, " porque foram e ficaram porque quizeram".
1
1
111
u/theriverain Oct 08 '23
Nunca deixes de fazer o que está correto. Havendo abuso na relação empregador / empregado, expõe o caso às entidades competentes.